quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Redes sociais como fonte de informação de utilidade pública


Popularização das Redes Sociais
O surgimento e popularização das redes sociais trouxeram mudanças que estão a aontecer  de forma gradual no contacto com empresas e pessoas, entretanto, muda também o relacionamento entre as notícias e o público. Isso acontece, principalmente devido à rapidez de difusão e quantidade de informação oferecida por um grande número de pessoas.
São mais de 45% os internautas que acreditam que não tardará muito a que as redes sociais substituam os portais de notícias, e mais uma vez o motivo é a rapidez com que as informações são divulgadas, normalmente num espaço de 140 caracteres e sem a necessidade de entrevistas, fotos ou equipas de jornalistas.
O nível de instrucção é um dos factores que afirmam que o processo de transferência é mais complexo do que parece; o valor de 45% cai para 22% entre os internautas com nível superior que aceitam a substituição dos portais pelas redes sociais. A fonte da informação é, provavelmente, a causa maior da desconfiança.
A tendência é que os portais tenham maior atenção para com as redes como o Twitter e o Facebook, e as vejam como alternativas de repasse de informação sem sequer questionarmos a fidelidade da mesma.
  O video abaixo indicado ilustra um pouco toda esta dinâmica: http://www.youtube.com/watch?v=zmrfhfiD6qU&feature=related
O próprio You Tube é um cana de informação que pertence ao grupo de ferramentas da web 2.0

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