quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Web 2.0: Polémica associada ao seu conceito


O conceito foi introduzido por Tim O’Reilly dono da O’Reilly Media em 2004 para marcar uma nova fase em que vive a internet. Para Tim, “Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva”.
A polémica está no simples facto de quem há quem considere a Web 2.0 uma jogada de marketing. Essas pessoas afirmam que o avanço da dinamicidade da web já era previsível e que, portanto, não justificaria um termo que a levasse para uma nova fase.
Polémicas à parte, a realidade é que o termo foi em sua maioria bem recebido. As linguagens de programa têm permitido que os websites ofereçam serviços bem mais interessantes e avançados que os de outrora. É possível montar uma rede social, utilizar versões de programas e até simuladores de sistemas operacionais online, montar listas de músicas preferidas, publicar artigos, conversar com os amigos, e muito mais.

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